Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI/MT. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail.

  • 1 - O SESI Escola trabalha com bolsas de estudo?
  • O SESI Escola não trabalha com sistema de bolsas de estudos, porém temos descontos de pontualidade nas mensalidades.

    Maiores informações, acesse www.sesiescola.com.br.

  • 2 - O SESI Escola possui classes em período integral?
  • Nossas aulas são ministradas na modalidade de meio período (matutino ou vespertino), onde os pais podem decidir o melhor horário para adaptação do aluno de acordo com a disponibilidade das vagas.

  • 3 - Como é o processo de matrícula para novos alunos?
  • Ao iniciar o período de novas matrículas, os pais ou responsáveis legais devem entrar em contato com a unidade SESI Escola de sua preferência ou ligar para o telefone 0800 777 9737 para verificar a disponibilidade de vagas na série pretendida, agendar uma visita para realizar o Tour e conhecer a escola. Após a confirmação de vagas, deverão comparecer com a documentação solicitada para efetivação da matrícula.

  • 4 - O SESI Escola disponibiliza vagas para não industriários?
  • Sim.
    O SESI Escola atende não só os trabalhadores da indústria, bem como público em geral.

  • 5 - Qual a idade mínima para que o aluno possa ser matriculado no SESI Escola?
  • Atualmente o SESI Escola recebe alunos a partir de 04 anos completos até 31 de Março.

  • 6 - Quais os temas disponíveis e as cargas horárias correspondentes?
  • Todos os nossos cursos e palestras disponíveis bem como as informações pertinentes a cada um, podem ser consultados no portal www.viasesi.com.br.

  • 7 - Receberei certificado de participação nos cursos e palestras do SESI?
  • Sim, todos os nossos cursos e palestras têm certificado com as informações do que foi ministrado e do participante.

  • 8 - Como faço para ter os cursos e palestras de Educação Continuada do SESI na minha empresa?
  • Basta entrar em contato com uma das unidades SESI-MT ou ligar para 0800 777 9737 e solicitar uma visita aos nossos consultores de vendas para mais informações sobre os atendimentos pretendidos.

  • 9 - Quais os tipos de serviços ofertados pelo SESI na área de Saúde e Segurança do Trabalho?
  • O SESI-MT oferece, por meio de seu conjunto de ações chamado Segurança e Saúde no Trabalho (SST), uma série de medidas para antecipar e avaliar riscos em uma empresa. O SESI-MT possui serviços como:

    • ASSTI - Avaliação de Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria,
    • Consultas e exames ocupacionais,
    • Consultorias e Assessorias,
    • Ergonomia NR 17,
    • Laudos Técnicos,
    • Gestão de SST, entre outros.

    Para contratar os serviços, clique aqui.

  • 10 - Os serviços odontológicos prestados pelo SESI-MT são realizados através de plano?
  • A odontologia oferecida pelo SESI não é um convênio odontológico, mas sim serviços pontuais que são disponibilizados aos trabalhadores das indústrias mediante solicitação da empresa.

  • 11 - Quero trabalhar no SESI-MT, como faço para ter acesso as vagas disponíveis e demais informações sobre processo seletivo?
  • Todas as vagas abertas para o SESI-MT e demais instituições do Sistema FIEMT estão disponíveis no endereço: vempertencer.sfiemt.ind.br. Cadastre seu currículo e inscreva-se na vaga de seu interesse.

    Siga-nos também no nosso LinkedIn de carreiras e acompanhe todas as novidades: www.linkedin.com/company/sistema-fiemt-carreiras.

    Para dúvidas sobre as vagas, temos o e-mail: recrutamento@sfiemt.ind.br ou através do telefone (65) 3611-1518.

  • 12 - Como registrar pedidos de informação para o Departamento Regional - SESI-MT?
  • Por meio do formulário eletrônico, basta acessar o link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/abrir-solicitacao-no-sac. Preencha seus dados e escreva de forma clara e objetiva o seu pedido de informação, marque a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clique no botão "Enviar". Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação.Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail registrado no formulário eletrônico.

    Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional - SESI/MT:

    • Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT - CEP 78049-940.
    • Telefone - recebido pela equipe de Contact Center do Departamento Regional - SESI/MT - 0800 777 9737.
      • O atendimento telefônico do Departamento Regional - SESI/MT funciona das 08h às 17h30 de segunda a sexta (exceto feriados).
    • Correspondência - via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional - SESI/MT, no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT - CEP 78049-940.
    • E-mail - enviado para o SAC do Departamento Regional - SESI/MT: sac@sesimt.ind.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
  • 13 - Como consultar os pedidos registrados?
  • A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta de consulta disponível no link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer.

    Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”. Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.

  • 14 - O que fazer quando esquecer o número de protocolo?
  • O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação. Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informando o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.

  • 15 - Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?
  • As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil.

    As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis.

    As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.

    Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.

  • 16 - Como abrir Recurso?
  • Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.

    Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.

    Para recorrer basta acessar o link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

    Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".

  • 17 - Qual o prazo de resposta para o recurso?
  • Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.

  • 18 - O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?
  • Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.

    Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.

    O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.

  • 19 - Como falar sobre seus dados pessoais?
  • Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional - SESI/MT, entre em contato pore-mail: dpo.lgpd@sfiemt.ind.br.

    Ou por correspondência pelo endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940.

  • 20 - Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do SESI, no seu Estado?
  • Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado desejado.

  • 21 - Quais são os canais de atendimento do Departamento Regional - SESI-MT?
    • Presencial - realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940.
    • Telefone - realizado pela equipe de Contact Center do Departamento Regional - SESI-MT - 0800 777 9737.
      • O atendimento telefônico do Departamento Regional - SESI-MT funciona das 08h às 17h30, de segunda a sexta-feira (Exceto feriados).
    • Correspondência - via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional - SESI-MT, no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940
    • E-mail do SAC do Departamento Regional - SESI-MT - sac@sesimt.ind.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico dopróprio site.
    • Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional - SESI-MT, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.

    A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: transparencia.sesimt.ind.br/ouvidoria.

    Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional - SESI-MT por meio de seus outroscanais de acesso:

    • Presencial - realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940.
      • Horário de atendimento: 8h às 12h e 14h às 18h
    • Telefone - realizado pela equipe da Ouvidoria do Departamento Regional - SESI-MT - (65) 3611-1629.
      • O atendimento telefônico do Departamento Regional - SESI-MT funciona 8h às 12h e 14h às 18h
    • Correspondência - via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional - SESI-MT no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940.
    • E-mail da Ouvidoria do Departamento Regional - SESI-MT- ouvidoria@sesisenaimt.ind.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

    Serviço de Ouvidoria trata de questões relacionadas ao Departamento Regional - SESI-MT. Para falar com a Ouvidoria do SESI da sua região, basta acessar o portal do Departamento Regional do SESI Do Estado desejado.

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555