TRANSPARÊNCIA SESI
Dúvidas Frequentes (FAQ)
Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI/MT. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail.
- 1 - O SESI Escola trabalha com bolsas de estudo?
-
O SESI Escola não trabalha com sistema de bolsas de estudos, porém temos descontos de pontualidade nas mensalidades.
Maiores informações, acesse www.sesiescola.com.br.
- 2 - O SESI Escola possui classes em período integral?
-
Nossas aulas são ministradas na modalidade de meio período (matutino ou vespertino), onde os pais podem decidir o melhor horário para adaptação do aluno de acordo com a disponibilidade das vagas.
- 3 - Como é o processo de matrícula para novos alunos?
-
Ao iniciar o período de novas matrículas, os pais ou responsáveis legais devem entrar em contato com a unidade SESI Escola de sua preferência ou ligar para o telefone 0800 777 9737 para verificar a disponibilidade de vagas na série pretendida, agendar uma visita para realizar o Tour e conhecer a escola. Após a confirmação de vagas, deverão comparecer com a documentação solicitada para efetivação da matrícula.
- 4 - O SESI Escola disponibiliza vagas para não industriários?
-
Sim.
O SESI Escola atende não só os trabalhadores da indústria, bem como público em geral. - 5 - Qual a idade mínima para que o aluno possa ser matriculado no SESI Escola?
-
Atualmente o SESI Escola recebe alunos a partir de 04 anos completos até 31 de Março.
- 6 - Quais os temas disponíveis e as cargas horárias correspondentes?
-
Todos os nossos cursos e palestras disponíveis bem como as informações pertinentes a cada um, podem ser consultados no portal www.viasesi.com.br.
- 7 - Receberei certificado de participação nos cursos e palestras do SESI?
-
Sim, todos os nossos cursos e palestras têm certificado com as informações do que foi ministrado e do participante.
- 8 - Como faço para ter os cursos e palestras de Educação Continuada do SESI na minha empresa?
-
Basta entrar em contato com uma das unidades SESI-MT ou ligar para 0800 777 9737 e solicitar uma visita aos nossos consultores de vendas para mais informações sobre os atendimentos pretendidos.
- 9 - Quais os tipos de serviços ofertados pelo SESI na área de Saúde e Segurança do Trabalho?
-
O SESI-MT oferece, por meio de seu conjunto de ações chamado Segurança e Saúde no Trabalho (SST), uma série de medidas para antecipar e avaliar riscos em uma empresa. O SESI-MT possui serviços como:
- ASSTI - Avaliação de Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria,
- Consultas e exames ocupacionais,
- Consultorias e Assessorias,
- Ergonomia NR 17,
- Laudos Técnicos,
- Gestão de SST, entre outros.
Para contratar os serviços, clique aqui.
- 10 - Os serviços odontológicos prestados pelo SESI-MT são realizados através de plano?
-
A odontologia oferecida pelo SESI não é um convênio odontológico, mas sim serviços pontuais que são disponibilizados aos trabalhadores das indústrias mediante solicitação da empresa.
- 11 - Quero trabalhar no SESI-MT, como faço para ter acesso as vagas disponíveis e demais informações sobre processo seletivo?
-
Todas as vagas abertas para o SESI-MT e demais instituições do Sistema FIEMT estão disponíveis no endereço: vempertencer.sfiemt.ind.br. Cadastre seu currículo e inscreva-se na vaga de seu interesse.
Siga-nos também no nosso LinkedIn de carreiras e acompanhe todas as novidades: www.linkedin.com/company/sistema-fiemt-carreiras.
Para dúvidas sobre as vagas, temos o e-mail: recrutamento@sfiemt.ind.br ou através do telefone (65) 3611-1518.
- 12 - Como registrar pedidos de informação para o Departamento Regional - SESI-MT?
-
Por meio do formulário eletrônico, basta acessar o link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/abrir-solicitacao-no-sac. Preencha seus dados e escreva de forma clara e objetiva o seu pedido de informação, marque a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clique no botão "Enviar". Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação.Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail registrado no formulário eletrônico.
Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional - SESI/MT:
- Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT - CEP 78049-940.
- Telefone - recebido pela equipe de Contact Center do Departamento Regional - SESI/MT - 0800 777 9737.
- O atendimento telefônico do Departamento Regional - SESI/MT funciona das 08h às 17h30 de segunda a sexta (exceto feriados).
- Correspondência - via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional - SESI/MT, no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT - CEP 78049-940.
- E-mail - enviado para o SAC do Departamento Regional - SESI/MT: sac@sesimt.ind.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
- 13 - Como consultar os pedidos registrados?
-
A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta de consulta disponível no link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer.
Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”. Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso. - 14 - O que fazer quando esquecer o número de protocolo?
-
O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação. Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informando o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.
- 15 - Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?
-
As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil.
As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis.
As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.
Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento. - 16 - Como abrir Recurso?
-
Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta.
Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.
Para recorrer basta acessar o link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.
Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar". - 17 - Qual o prazo de resposta para o recurso?
-
Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.
- 18 - O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?
-
Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.
Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo.
O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/acompanhar-ou-recorrer e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”. - 19 - Como falar sobre seus dados pessoais?
-
Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional - SESI/MT, entre em contato pore-mail: dpo.lgpd@sfiemt.ind.br.
Ou por correspondência pelo endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940. - 20 - Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do SESI, no seu Estado?
-
Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado desejado.
- 21 - Quais são os canais de atendimento do Departamento Regional - SESI-MT?
-
- Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: transparencia.sesimt.ind.br/sac/abrir-solicitacao-no-sac.
- Presencial - realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940.
- Telefone - realizado pela equipe de Contact Center do Departamento Regional - SESI-MT - 0800 777 9737.
- O atendimento telefônico do Departamento Regional - SESI-MT funciona das 08h às 17h30, de segunda a sexta-feira (Exceto feriados).
- Correspondência - via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional - SESI-MT, no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940
- E-mail do SAC do Departamento Regional - SESI-MT - sac@sesimt.ind.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico dopróprio site.
- Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional - SESI-MT, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC.
A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link: transparencia.sesimt.ind.br/ouvidoria.
Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional - SESI-MT por meio de seus outroscanais de acesso:- Presencial - realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940.
- Horário de atendimento: 8h às 12h e 14h às 18h
- Telefone - realizado pela equipe da Ouvidoria do Departamento Regional - SESI-MT - (65) 3611-1629.
- O atendimento telefônico do Departamento Regional - SESI-MT funciona 8h às 12h e 14h às 18h
- Correspondência - via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional - SESI-MT no seguinte endereço: Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT-CEP 78049-940.
- E-mail da Ouvidoria do Departamento Regional - SESI-MT- ouvidoria@sesisenaimt.ind.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
Serviço de Ouvidoria trata de questões relacionadas ao Departamento Regional - SESI-MT. Para falar com a Ouvidoria do SESI da sua região, basta acessar o portal do Departamento Regional do SESI Do Estado desejado.